De acordo com o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, quando falamos de locação de um imovel, a ocupação é uma variável indispensável para garantir lucros. É importante levar em conta as demandas existentes no mercado e considerar quais podem possibilitar um bom retorno ao seu investimento. Dentre as possibilidades, temos o mercado imobiliário voltado para estudantes universitários. Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe o artigo
Demanda por Imóveis Próximos a Universidades
Conforme ilustrado pelo empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, o mercado imobiliário é muito diversificado e é completamente movido pelas leis de “oferta e procura”, sendo assim, o investimento em imóveis localizados próximos a centros universitários é benéfico àqueles que pretendem destinar o imóvel à locação. Isso porque, a procura acaba sendo constante, visto que, ao menos duas vezes ao ano, nos inícios de cada semestre, o mercado imobiliário se aquece com a chegada de novos estudantes de outras localidades que precisam de uma moradia durante o período em que tiverem vínculo estudantil com a instituição.
Tipos de Imóveis Mais Procurados por Estudantes
Diversos fatores são considerados ao efetuar a escolha de uma moradia. Segundo o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, quando o assunto é moradia para estudantes, a procura é maior por imóveis compactos – studios, kitnets e apartamentos com um dormitório.-, visto que o investimento é menor em comparação a outros tipos de imóveis. Além disso, a busca é maior em regiões capazes de atender a demanda de infraestrutura dos estudantes: bairros com farmácias, mercados, unidades de saúde e com fácil acesso ao transporte público.
Apartamentos Compartilhados e Repúblicas Estudantis
Existem outras opções para os estudantes, além de um imóvel individual. Uma das alternativas é a república estudantil, uma casa ou apartamento alugado e compartilhado pelos estudantes da mesma instituição ou curso. Uma das vantagens deste tipo de moradia é o encurtamento dos gastos, uma vez que as despesas são divididas de forma igualitária entre todos os moradores. O ponto negativo nas repúblicas é a falta de privacidade, e também é preciso tolerância para lidar com os comportamentos e hábitos diferentes dos seus companheiros. Outra opção para os estudantes são os apartamentos compartilhados. A locação acontece por meio de um contrato com empresas que oferecem o serviço coliving ou residência compartilhada. A estrutura conta com imóveis mobiliados, internet e serviço de limpeza.
Opções de Locação por Temporada ou Anual
Ao escolher o modelo de locação, o estudante deve levar em conta que o aluguel por temporada tem um prazo máximo de 90 dias. Caso ele tenha o intuito de procurar outro imóvel e precise somente de um local temporário até localizar o que têm em mente como moradia ideal, o contrato de temporada pode ser benéfico. Do contrário, o contrato anual pode trazer mais benefícios e poupar o estudante da burocracia e do gasto de tempo em ter que buscar um novo local para morar, dentro de um menor espaço de tempo.
Variação de Preços e Custos Acessíveis para Estudantes
Diversos aspectos interferem no custo de uma moradia, como a localização e a metragem do imóvel. Quanto maior e mais próximo da universidade, maior será o valor cobrado pelo aluguel. Um imóvel compacto resulta em um menor gasto ao estudante. A praticidade de locomoção até a instituição também é um fator decisivo para a escolha de uma moradia estudantil. São pequenos detalhes que podem contribuir para que o estudante escolha o imovel, e são esses detalhes que, conforme elucida o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, podem tornar um imovel tão especial que, mesmo em crise, ele se vende.
Perspectivas Futuras do Mercado Imobiliário para Estudantes
Conforme apresentado pelo empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho a inflação global gerada na pandemia em função de constrangimentos nas cadeias logísticas está mais controlada e as taxas de juros do mundo todo começaram a baixar. O Brasil antecipou esse movimento e está com reduções mais abruptas e pode conseguir sair na frente no que tange ao mercado imobiliário. Sendo assim, temos uma grande possibilidade de crescimento para esse âmbito do mercado imobiliário, visto que a queda da inflação pode proporcionar o aumento nas buscas por moradias por parte dos estudantes.