Para Flávio Corrêa Leite, expertise no ramo de imóveis e automóveis, é muito importante saber quando vale a pena acionar ou não o seguro do seu automóvel. O empresário explica que há casos em que realmente se faz necessário acionar o seguro auto, porém não são todos os casos. Confira a seguir os casos em que acionar o seguro auto vale a pena:
Sofrer ou se envolver em acidentes e colisões
Caso você se envolva em acidentes de trânsito, acionar o seguro auto pode ser uma boa, dependendo da extensão dos danos. De acordo com Flávio Corrêa Leite, o seguro pode cobrir danos materiais do seu veículo e também para os veículos de terceiros envolvidos no acidente. Também é possível ter cobertura para despesas médicas, indenização por invalidez ou morte em caso de lesões corporais decorrentes do acidente de trânsito.
Ter o veículo roubado ou furtado
Flávio Corrêa Leite explica que nos casos de roubo ou furto do veículo, não há muito o que fazer, a não ser acionar o seguro. Nessas situações, o seguro auto costuma oferecer cobertura equivalente ao valor do veículo em caso de perda total, também há a possibilidade do seguro auto cobrir danos parciais decorrentes do incidente.
For vítima de danos causados por terceiros
Nos casos em que o veículo sofrer danos causados por terceiros, tais como colisões, vandalismo, arranhões propositais ou até mesmo batidas em estacionamentos, acionar o seguro pode ser uma opção inteligente. O expertise no ramo de imóveis e automóveis Flávio Corrêa Leite, explica que a depender da cobertura contratada, o seguro auto pode cobrir custos de reparo ou até a substituição de peças danificadas durante o ocorrido. Ele também alerta que nesses casos é importante registrar um boletim de ocorrência para deixar claro que você não foi responsável pelo dano ou sinistro.
Eventos naturais
Se o veículo sofrer algum dano decorrente de desastres naturais, como enchentes ou queda de árvores, acionar o seguro auto pode ser bastante vantajoso, já que nesses casos o seguro pode cobrir os danos causados ao veículo, facilitando e evitando despesas extraordinárias.
Quebra de vidros
Em caso de quebras de vidros, acionar o seguro pode ser uma uma boa opção. A grande parte dos seguros oferecem cobertura para reparos e substituições desse tipo por meio do pagamento de uma franquia e sem nenhuma perda de classe de bônus.
Por fim, podemos observar que em certas ocasiões acionar o seguro pode ser bem vantajoso, ajudando a evitar despesas desnecessárias. Lembre-se de que conhecer os termos e coberturas do seu contrato é muito importante para saber o que é possível ou não. Em caso de dúvidas é sempre recomendado, entrar em contato com a seguradora para ter certeza.