Pessoas que são apaixonadas por carros antigos, com certeza já gostou ou gosta até hoje do tão conhecido fusca. Quem nunca ouviu falar dessa sensação dos anos 60, 70 e 80? E que até hoje faz sucesso por onde passa. Fernando Siqueira Carvalho vai contar um pouco dessa história e como começou a gostar do automóvel.
Para quem não sabe, o fusca é da Volkswagen e já foi o carro mais vendido no mundo em meado dos anos 70, ultrapassando a marca que antes era da Ford modelo T. Fernando Siqueira diz que o fusca possui somente 4 marchas para acelerar e 1 da ré, além disso, os fuscas mais antigos possuíam o motor com 4 cilindros.
O fusca foi desenvolvido por Ferdinand Porshe no ano de 1932, após a ideia projetada, o governo alemão se interessou pela ideia e ofereceu uma negociação para começar a fabricar o automóvel. Com a compra do projeto, alguns governantes na época pediram que fossem feitas algumas alterações, até mesmo para suprir a necessidade das famílias alemãs. A principal ideia era que o carro carregasse duas pessoas adultas na frente e três crianças atrás, já que era o padrão de uma família tradicional do país, afirma Fernando Siqueira Carvalho.
O lançamento do fusca ocorreu em 1935 com todas as alterações realizadas e do jeito que o governo alemão solicitou. Depois do lançamento, o carro começou a ser equipado, e conforme foi passando os anos, o modelo foi ficando ainda mais atualizado, diz o estudioso do universo automotivo, Fernando Siqueira Carvalho que até hoje tem seu fusca e afirma que é um dos seus carros preferidos.
Vale ressaltar que o fusca foi utilizado pelas Forças Armadas da Alemanha para a Segunda Guerra Mundial. Logo após a guerra, o modelo de carro começou a disparar em vendas.
Fernando Siqueira Carvalho diz que o fusca começou a ser importado para o Brasil em 1950. Aos poucos, o carro começou a ser moldado da maneira que o brasileiro estava acostumado e de acordo com a leis de trânsito do Brasil.
Para finalizar, Fernando Siqueira diz que até hoje o fusca é lembrado por todos, seu modelo único é o que torna o carro diferente de todos os outros que ele já viu.