Segundo o mestre urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes as infecções sexualmente transmissíveis (também conhecidas como DST’s) surgem quando o indivíduo tem relações sexuais desprotegidas, seja em contato vaginal, oral ou anal. Esses problemas afetam tanto homens quanto mulheres de todas as idades e dobram de risco quando são vários os parceiros em um curto espaço de tempo.
De acordo com o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes essas doenças costumam causar, em um âmbito geral, sintomas como: dor, feridas, inchaço, dificuldade para urinar, vermelhidão e por aí vai. É importante se manter atento aos sinais e consultar-se com um urologista para fazer os exames específicos a fim de diagnosticar a infecção.
Entre as IST’s mais comuns estão: a clamídia, gnorréia, hpv, herpes genital, tricomoníase, sífilis e AIDs. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que o diagnóstico pode ser feito com base nos sintomas e realização de exames como o papanicolau, hemograma e teste de Schiller. Quando diagnosticado, é recomendado que o paciente realize exames de acompanhamento – estabelecidos pelo médico – a cada 6 meses por cerca de 2 anos.
Entre as formas de contágio, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que as IST´s podem ser transmitidas também da mãe para o bebê durante a gestação ou a amamentação, assim como o compartilhamento de objetos de uso íntimo (como seringas, alicates, toalhas e etc.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a melhor forma de evitar a contaminação é usar proteção durante as relações sexuais, assim como não compartilhar objetos intimos e manter uma rotina peridica com seu médico urologista (ou ginecologista no caso das mulheres).
Agende sua consulta com o urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e comece a cuidar da sua saúde hoje mesmo! Acesse: http://marcofortes.med.br/.