Marco Antonio Carbonari, dono da vinícola Villa Santa Maria, diz que ser amante de vinhos é sempre reparar nos pequenos detalhes para tornar a experiência ainda melhor. Pensando nisso, separamos alguns itens que os amantes de vinho precisam ter em casa.
Abridor de vinhos: O primeiro item que todo amante de vinhos deve ter, logicamente, é um bom abridor de vinhos. Existem diferentes modelos no mercado. Vale a pena investir em um dos bons, para evitar de quebrar rolhas e, principalmente, facilitar sua vida na hora de abrir um vinho.
Taças: Marco Antonio Carbonari explica que usar a taça errada pode alterar e muito o sabor do vinho. Então, as mais indicadas para se ter em casa são, pelo menos, um jogo de flüte para espumantes e as de Bordeaux, que serve bem para diversos tipos de vinhos.
Adega climatizada: É o jeito mais seguro de preservar o vinho, especialmente se a regularidade do consumo for alta. A vantagem de ter uma adega em casa é reservar um espaço destinado exclusivamente para armazenar a bebida, principalmente os vinhos de guarda.
Decanter de vinho: O decanter é extremamente literal na sua função: separar os sedimentos do vinho. Marco Antonio Carbonari comenta que é útil para servir vinhos de guarda, porque deixa a “borra” no fundo do recipiente e servir somente o vinho, além de ajudar a abrir as notas aromáticas da bebida.
Tampa para espumante: É muito útil para manter a pressão e todas as características da bebida depois de abertos. O acessório costuma preservar o espumante por até 7 dias.
Vacuvin: É a melhor forma de manter um vinho depois de aberto, pois ele tira todo o ar que entrou na garrafa e preserva o líquido restante com o mínimo de prejuízo.
Aerador para vinhos: É um acessório usado para, como o nome já diz, “aerar” o vinho, ou seja, aumentar as moléculas de oxigênio dentro do vinho. Marco Antonio Carbonari diz que a principal função do acessório é retirar o gás carbônico do vinho. Isso faz com que o vinho entregue mais aroma e sabores, principalmente os mais jovens.