Para Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, advogado e empreendedor jurídico, abrir o primeiro escritório de advocacia é um desafio para todo recém advogado, afinal de contas, trata-se de, não somente, um universo novo, como de um universo desafiador. Por essa razão, se você ainda está perdido quanto ao que precisa fazer, este artigo é para você! Confira-o até o final e descubra agora mesmo dicas infalíveis.
- Defina sua especialidade
Antes de mais nada, o renomado Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que definir em qual área você deseja atuar é primordial antes de abrir o seu escritório de advocacia. Afinal de contas, o Direito é amplo demais para você querer ser advogado criminalista, trabalhista, civil e afins, ao mesmo tempo. Não é mesmo?
- Estude o mercado que você deseja atuar
Essa dica, na verdade, pode ser o primeiro ou o segundo passo mesmo: você decide! O ponto é que será necessário, de acordo com o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, estudar a área em que você deseja atuar, seja para entender de que maneira você poderá garantir resultados financeiros na mesma, seja para que você entenda o que precisará fazer para abrir a sua advocacia.
- Defina se você terá um escritório físico ou virtual
Com a era tecnológica, pensar na possibilidade de atuar em um escritório virtual é uma realidade, afinal, sem novidades, esse formato acarreta muitas vantagens, seja para profissionais, seja para clientes. Não à toa, para quem irá abrir o primeiro escritório, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros acredita que, considerar realmente a segunda opção, é o ideal, afinal, advocacia virtual é igual a menores custos e maior segurança.
- Tenha parceiros
O famoso networking! Pois é, se durante a faculdade você cansou de ouvir essa palavra, saiba que não é agora, no mercado de trabalho, que você deixará de ouvi-la. Isso porque, assim como considera Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, ter uma boa lista de advogados parceiros te ajudará tanto na divulgação do seu trabalho, quanto nos primeiros retornos do mesmo.
Afinal, pessoas leigas procuram, constantemente, por advogados de outras especialidades para resolver seus problemas. Na prática, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros comenta que isso pode ser ótimo, quando se tem colegas de profissão, para que seu trabalho seja indicado. Em outras palavras, se você tem um parceiro que atua na área trabalhista e ele é procurado para realizar serviços criminais, o seu nome poderá ser indicado para isso. Pois é, é assim que funciona o universo do networking. Incrível, não é mesmo?