No decorrer do ano passado, o faturamento do setor alimentício do país atingiu a marca de R$ 1,161 trilhão, englobando tanto as exportações quanto as vendas domésticas.
Esses dados foram anunciados em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Segundo a associação, o setor representa 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e processa aproximadamente 60,9% da produção agropecuária brasileira.
O crescimento do faturamento industrial foi impulsionado principalmente pelo aumento das exportações, que aumentaram 5,2% em valor (em dólares), atingindo um recorde de US$ 62 bilhões. Em termos de volume, houve um aumento de 11,4% em relação a 2022, totalizando 72,1 milhões de toneladas, o que solidificou o Brasil como o maior exportador mundial de alimentos industrializados.
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Os principais produtos em destaque em termos de valor foram os de proteínas animais (US$ 23,6 bilhões), seguidos pelos produtos do açúcar (US$ 16,0 bilhões), farelo de soja e outros (US$ 12,6 bilhões), óleos e gorduras (US$ 3,6 bilhões) e sucos e preparações vegetais (US$ 2,9 bilhões).
Quanto aos mercados consumidores, a China liderou, com US$ 11 bilhões e uma participação de 17,7%, seguida pelos 22 países da Liga Árabe, com US$ 10,2 bilhões e 16,4% de participação, e a União Europeia, com US$ 9,1 bilhões.
No mercado interno, as vendas reais também foram positivas, com um crescimento de 4,5% no ano passado, impulsionadas pelo setor de food service e varejo alimentar. A Abia destacou que do faturamento total, R$ 851 bilhões vieram das vendas internas e R$ 310 bilhões das exportações.
A associação também apontou um aumento de 5,1% na produção física, totalizando 270 milhões de toneladas de alimentos. Em termos de geração de emprego, o setor alimentício criou 70 mil vagas diretas em 2023, totalizando 1,97 milhão de empregos diretos, um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior.
Além disso, houve um aumento nos investimentos em inovação, pesquisa e desenvolvimento, modernização de plantas, totalizando R$ 35,9 bilhões, mais de 50% em comparação com 2022. A Abia ressaltou o compromisso do setor em impulsionar o crescimento e a competitividade, mantendo a estabilidade de preços e a eficiência operacional para beneficiar os consumidores brasileiros.