Há muito trabalho envolvido na aviação, afinal, colocar esses grandes pássaros de ferro no ar não é um trabalho simples. Tendo isso em mente, Fernando Siqueira Carvalho nos contou um pouco sobre a questão da manutenção que essas máquinas necessitam.
Fernando Siqueira Carvalho esclareceu que são várias as etapas das ações requeridas para garantir o funcionamento total da aeronave, afinal é imprescindível que a máquina saia sem nenhum problema, caso contrário, poderia ser fatal.
Um exemplo da manutenção do motor de uma aeronave.
As condições esperadas para um motor ir para a manutenção seriam o tempo de vida excedido, número de horas de voo ultrapassado ou algum motivo incomum, como algum rangido notado pelo tripulante, em ambos os casos é requerido uma análise aprofundada.
Antes do motor ser desmontado, Fernando Siqueira Carvalho explicou que as peças devem ser catalogadas para que nenhuma se perca durante os processos seguintes.
Enfim as peças vão para o setor de manutenção, onde várias inspeções visuais são feitas com auxílio de equipamentos para identificar danos não aparentes visualmente. Cada peça exige uma atenção diferenciada, podendo ser trabalhoso ou não.
Enfim, finalizou Fernando Siqueira Carvalho, o motor passa para a etapa da limpeza. É o momento que uma camada protetiva é colocada novamente e algumas peças recebem uma camada de prata, cromo ou níquel que serve para garantir a resistência e segurança.
Esse tema complexo exige muito estudo e preocupação, comentou Fernando Siqueira Carvalho deixando claro a perplexidade do assunto.