Alguns gatos têm pêlos hipoalergênicos ou que não caem. Rafael Libman comenta que um dos problemas que mais afetam os amantes de animais de estimação é a alergia aos pelos. Normalmente, embora uma pessoa goste de um gatinho e queira adotá-lo, os espirros e as reações físicas tornam impossível. A boa notícia é que existem raças de gatos sem pelos, mas também existem gatos hipoalergênicos, ou seja, não liberam substâncias alergênicas.
Algumas pessoas acreditam que a presença de um gato é suficiente para causar coceira nos olhos e espirros. Mas você sabia que raças de gatos hipoalergênicas podem reduzir esse risco? Confira:
Siamês: é, sem dúvidas, uma das raças mais populares que existem, mas você sabia que este felino é ótimo para quem tem alergia a gatos? Rafael Libman explica que, por quase não ter pelo, as proteínas alergênicas produzidas pela saliva não ficam retidas no pelo.
Sphynx: conhecido por não ter pelo, não é difícil imaginar que este gato seja uma ótima companhia para pessoas com alergia. O Sphynx não tem pelagem alguma, razão pela qual tem uma aparência peculiar, que muitos até acham “assustadora”. Porém, não se engane, eles são ótimos companheiros, super amigáveis, carinhosos e adoram interagir com seus humanos.
Devon Rex: Enquanto a maioria dos felinos costumam ter pelo menos três camadas de pelagem, esse gatinho conta apenas com uma camada interior de pelo, que é o motivo pelo qual essa é uma raça considerada hipoalergênica. Rafael Libman conta que ele é muito inteligente, e gosta de brincadeiras e truques que o desafiem, além de se dar muito bem com outros gatos e pets.
Bengal: essa raça produz menos proteína Fel d 1 do que outras raças, que é considerada uma das principais causas da alergia a gato. Outro ponto a favor do Bengal é que não soltam pelo e costumam ser bastante fiéis e brincalhões.