Na pandemia, o hábito de beber em casa se tornou mais popular. Desde o início do ano, o mercado nacional cresceu 15% e as happy hours online aumentaram. Marco Antonio Carbonari comenta que junto a essa onda, surgiu a degustação de vinhos online.
Com a mediação de uma tela de computador ou de um celular, você pode degustar vinhos em uma boa companhia e trocar as impressões no rótulo, sem precisar dividir uma mesa. O novo hábito de compartilhar bebidas pela Internet foi muito além das mesas de bar virtuais e se espalhou por muitas áreas da indústria.
Nesse período de isolamento social, a taça de cristal brilha nas redes sociais de milhares de brasileiros. Vinho em si ou nas mãos de um grupo de amigos se divertindo online em um novo happy hour, o vinho é a nova estrela da quarentena. O aumento considerável de deve graças aos clubes de assinatura, que já faziam sucesso, mas cresceu ainda mais. Marco Antonio Carbonari explica que, com as garrafas enviadas mensalmente, os assinantes se tornaram porta de entrada para cursos virtuais e degustações online.
Os sommeliers aproveitaram a moda das lives para transformar esse novo público em entusiastas e amadores sem formação ou técnica. Então os clientes recebem a garrafa de vinho em casa e podem se reunir com amigos para fazer a degustação junto com o sommelier. O debate criado serve para que todos possam dar suas impressões e compartilhar informações, ou seja, é um incrível enriquecimento.
Marco Antonio Carbonari comenta que a diversão não impede o aprendizado. Os cursos a distância oferecidos por instituições como Pró-Vinho, Enocultura e Associação Brasileira de Sommelier (ABS) têm ajudado quem quer aprender mais sobre vinhos ou se tornar um especialista. Um brinde à reinvenção das degustações!