O Aeroporto de São Paulo-Congonhas é um aeroporto doméstico localizado no distrito do Campo Belo em São Paulo, relata Fernando Siqueira Carvalho. É o segundo mais movimentado do Brasil, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, possui horário de funcionamento das 6h às 23h, horário que vigora desde o ano de 1976, seguindo a portaria do Departamento de Aviação.
O aeroporto de Congonhas foi inaugurado no ano de 1936 com o objetivo de suprir a demanda no campo de aviação no estado e consequentemente trouxe benefícios ao país, pois, na época, em São Paulo, só era utilizado o famoso Campo de Marte, porém este sofria de inúmeras enchentes na época de cheias, fazendo com que, assim, o aeródromo alagasse.
Com um pouco mais de 10km do centro da capital, na época de sua inauguração era visto como afastado, rodeado de mato, porém a cidade em volta cresceu muito e hoje os bairros próximos são importantes na região, narra Fernando Siqueira Carvalho. Contudo, com os alagamentos incessantes no Campo de Marte, foi justamente por conta da localidade que a região de Congonhas foi escolhida, em virtude de sua visibilidade e capacidade de drenagem.
O nome do aeroporto é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, o primeiro presidente da Província de São Paulo; seu estilo clássico faz sucesso até os dias de hoje: o piso é em formato de tabuleiro de xadrez, composto pelos materiais mais nobres: mármore branco e granito preto; em sua construção foi feito até um salão de festas, tornando, assim, esses elementos um marco da identidade clássica do aeroporto. Atualmente o aeroporto atende São Paulo com voos domésticos que incluem mais de 30 destinos no país. Vale ressaltar que é muito conhecido pelos voos entre Rio-São Paulo, salienta Fernando Siqueira, com inúmeros voos entre as cidades toda semana, é considerada a rota mais movimentada do Brasil, dentre as 20 mais, segundo estatísticas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).