De acordo com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a cirurgia de circuncisão é a mais comum em homens em todo o mundo, isso porque trata-se de um procedimento realizado (quando com consentimento dos pais), nos primeiros dias de vida do bebê.
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que a cirurgia consiste em remover o prepúcio (pele que cobre a extensão do pênis). Esse procedimento é muito antigo, existindo registros datando-o há mais de 15 mil anos no Egito. Acredita-se que, além dos fins médicos, a circuncisão também possuía alguns propósitos religiosos.
Estima-se que nos dias atuais, cerca de 40% da população masculina tenha sido circuncidada, entretanto, o Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que essa taxa varia muito de região para região.
O procedimento é considerado simples e, quanto mais cedo é realizado, menores são as chances de complicações ( até 0,5%, porém com complicações baixas).
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que a circuncisão diminui consideravelmente o risco de infecções no trato urinário, risco de fimose, inflamações, doenças sexualmente transmissíveis (DST´s), diminui o risco de câncer – sendo um dos principais motivos para a realização da cirurgia -, e permite que a higiene seja facilitada, diminuindo casos de inflamação e infecções diversas.
Por fim, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que o procedimento é seguro que traz benefícios comprovados à saúde, porém deve ser realizado por um profissional capacitado e debatido pelos pais ainda durante a gravidez, levando em consideração que, por mais seguro que seja, ainda se trata de um procedimento cirúrgico e seus riscos devem ser levantados para a tomada de decisão.
Quer saber mais? agende agora sua consulta com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes e cuide de sua saúde!