A empresária Cristina Mosolf é apaixonada por marketing e tecnologia, desse modo, convidamos a prestigiada empreendedora para dar dicas em como fazer o e-mail marketing, ferramenta importante para gerar um bom relacionamento com o cliente, ampliando a retenção de clientes e fidelizando vendas. Dessa maneira, se você é da área do marketing ou está iniciando um negócio, este artigo é para você.
Há alguns pontos principais na hora de construir um e-mail marketing para seus clientes. O primeiro ponto que Cristina Mosolf ressalta é em relação à Lei Geral de Proteção de Dados, é necessário haver a permissão dos usuários para a captação de seus e-mails, além disso, o cancelamento de e-mails marketing por parte dos usuários pode ser realizado em qualquer momento. Dessa maneira, esteja atento às legislações vigentes e fique em conformidade com as leis do país.
Desse modo, para constituir a sua lista de emails tenha como prioridade uma política de privacidade atual e alinhada com a Nova Lei, a LGPD. Para essa captação – totalmente legal e interativa com o usuário – você pode utilizar técnicas de mailing Trata-se de ações e técnicas que visam aprimorar o website para gerar a captação de contatos para sua lista de e-mail marketing.
Após definida a base de dados, é necessário desenvolver a estrutura de e-mail marketing para sua marca. Conhecido como ESP (Email Service Provider), essa estrutura auxiliará na gestão e em todo o processo de envio para essa lista. Desse modo, saiba qual a melhor para sua empresa e invista nessa padronização de processos.
Outro ponto que Cristina Mosolf ressalta é em relação ao nome do remetente. Afunile os setores da empresa e envie emails com remetentes de pessoas reais, isto é, e-mails com o nome de uma empresa, comparado ao nome de um colaborador de empresa, dificilmente será aberto. Enquanto que e-mails, como: [email protected], possuem maiores chances de serem abertos. A empresária Cristina Mosolf explica que essa sinalização de nome traz uma espécie de estreitamento e empatia para com o usuário, além de despertar sua curiosidade.
Estratégias para a elaboração de um e-mail marketing
Ademais, é necessário conhecer a fundo a buyer persona de seu negócio. Cristina Mosolf explica que há alguns direcionamentos antes de fazer um e-mail marketing, como: quem é meu público e qual o objetivo deste e-mail marketing? Ou então (e mais) qual linguagem utilizar alinhando-se ao branding de minha marca? Qual métrica atingir para o resultado satisfatório de tais e-mails?
Cristina Mosolf traz à tona outro ponto importante na elaboração de um e-mail marketing: o template.
O template é parte fundamental do e-mail marketing, pois é a primeira impressão dos usuários e clientes com a abertura de e-mails. Dessa maneira, defina com sua equipe de marketing e design as melhores estratégias para a criação de um template que, em primazia, aposta em User Experience, interatividade e layouts arrojados.