A extração de minérios está presente no Brasil desde a época da colonização, sendo uma importante fonte de crescimento nacional, conforme comenta Danilo Destro Furtado, CEO da empresa Brazilian Graphene. Nesse artigo, iremos apresentar alguns aspectos da importância da mineração para o Brasil. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura a seguir para saber mais.
O que é mineração?
De acordo com Danilo Destro Furtado, a mineração é um processo de extração de minerais, metais preciosos, minerais industriais, bem como outros recursos naturais da terra exclusivamente para o uso humano. Essa antiga prática exerce um papel fundamental na indústria e economia mundial, transformando a vida de pessoas em todo o Brasil e ao redor do mundo. A extração pode incluir minérios metálicos, como ouro, prata, ferro e cobre, além de minerais não metálicos, como areia, calcário, carvão e cascalho.
Quais são as etapas da mineração?
Como podemos observar, a mineração é um processo complexo que exige várias etapas e hoje em dia conta com muita tecnologia que auxilia na extração de minérios em todo o país. O empresário Danilo Destro Furtado, explica que as técnicas para extração dependem do tipo de depósito mineral e do recurso a ser extraído, assim existem diversas formas para extrair os minérios, como:
- Mineração ao ar livre;
- Mineração subterrânea;
- Drenagem de leitos de rios;
- Mineração de poços de petróleo .
Assim, a mineração acontece conforme o tipo de depósito mineral e do recurso que será extraído. Por isso, os especialistas afirmam que esse processo precisa ser realizado com todo cuidado e atenção para garantir que os impactos ambientais sejam mínimos, evitando a contaminação da água, degradação do solo, destruição de florestas e a emissão de poluentes. Isso significa que esse trabalho exige muita tecnologia e investimentos com objetivo de mitigar os danos ao meio ambiente.
A importância das terras raras
O empresário Danilo Destro Furtado, alerta para a importância das terras raras no campo da mineração, que consistem em um grupo de elementos químicos encontrados em quantidades baixas, tornando a mineração e a separação desses minérios muito mais desafiadora, quando comparada a extração de minérios de maior quantidade, como alumínio e ferro.
Nesse sentido, a mineração e extração de minérios em terras raras exigem muito mais investimentos em alta tecnologia, indústria de defesa e políticas de redução da emissão de carbono. Além disso, no mercado mundial há poucos fornecedores de minérios de terras raras, logo, o desafio de extração é ainda mais desafiador, uma vez que pode influenciar no crescimento econômico dos países que possuem as tecnologias para extração e processamento dos minérios de terras raras.
Por fim, como alude Danilo Destro Furtado, podemos observar que a mineração é uma tarefa importante para diversos setores industriais, como construção civil e fabricação de produtos eletrônicos. Desse modo, é fundamental investir em tecnologia para a extração e processamento de minérios em terras raras em todo o país, tendo sempre em mente a preservação ambiental e o crescimento econômico.