Diário da Indústria
  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: BC Deve Manter Juros em 10,5% ao Ano com Dólar em Alta
Share
Diário da Indústria Diário da Indústria
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Diário da Indústria > Blog > Economia > BC Deve Manter Juros em 10,5% ao Ano com Dólar em Alta
Economia

BC Deve Manter Juros em 10,5% ao Ano com Dólar em Alta

Vyacheslav Gavrilov By Vyacheslav Gavrilov Julho 31, 2024 3 Min Read
SHARE

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (31) e deve manter a taxa básica de juros estável em 10,5% ao ano, conforme projeções do mercado financeiro. A decisão será anunciada após as 18h. A alta do dólar, que acumulou 15,9% em 2024, pode pressionar a inflação no segundo semestre, segundo especialistas.

A manutenção da taxa Selic em 10,5% ao ano, se confirmada, representará o menor nível desde fevereiro de 2022. No entanto, a taxa brasileira ainda é a segunda mais alta entre 40 países. A alta do dólar, cotado a R$ 5,62, pode influenciar a inflação, pois um juro mais alto tende a conter a valorização da moeda norte-americana.

A taxa de câmbio afeta os preços domésticos, seja pela importação de produtos e insumos ou pela equiparação dos preços praticados no Brasil com o mercado internacional. “A tendência é que a gente venha a sentir esses impactos [do câmbio] a partir de julho em diante”, afirmou Felipe Queiroz, economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

O mercado financeiro espera que o BC sinalize sobre possíveis aumentos futuros na taxa de juros. O presidente Lula tem criticado a taxa elevada, que ele considera prejudicial ao crescimento econômico e à geração de empregos. No entanto, o BC, liderado por Roberto Campos Neto, tem autonomia para fixar a Selic e busca conter a inflação.

O Itaú avaliou que o ambiente externo se tornou menos adverso, com dados de inflação e atividade econômica nos Estados Unidos sugerindo que o ciclo de cortes de juros pode começar em breve. No entanto, a alta do dólar e a resiliência do mercado de trabalho brasileiro continuam pressionando a inflação.

Beto Saadia, Diretor de Investimentos da Nomos, observou que as expectativas de inflação do mercado estão desancoradas em relação às metas, e que a inflação corrente não ajudou, enquanto as contas públicas permanecem incertas. “Por tudo isso, já faria sentido um aumento da Taxa Selic”, afirmou Saadia.

Em maio, o Copom defendeu uma atuação “firme” e “vigilante” para conter a inflação e não descartou “eventuais ajustes futuros” na taxa de juros. Especialistas apontam que uma taxa de juros maior pode influenciar os juros bancários, o crescimento econômico, as contas públicas e as aplicações financeiras.

Para definir a taxa básica de juros e tentar conter a alta dos preços, o Banco Central olha para o futuro, e não para a inflação corrente. As mudanças na taxa Selic demoram de seis a 18 meses para impactar a economia, o que justifica a abordagem preventiva do BC.

Previous Article Motorista de Porsche que Atropelou e Matou Motociclista Recebeu Auxílio Emergencial
Next Article Assembleia Aprova Reestruturação de Carreiras do Funcionalismo
Estilo de vida influencia diretamente no resultado da cirurgia plástica; alimentação saudável e evitar o tabagismo são essenciais, orienta Milton Seigi Hayashi.
A influência do estilo de vida na cirurgia plástica: Confira como a alimentação e o tabagismo impactam no resultado
Notícias
O monitoramento inteligente de redes usa sensores e dados para otimizar operações e antecipar falhas, explica a EBS – Empresa Brasileira de Saneamento LTDA.
Monitoramento inteligente de redes: o uso de sensores e dados para otimizar operações
Notícias
Finanças descentralizadas ganham porta aberta quando a regulação cria um ambiente seguro para inovar, explica Paulo de Matos Junior.
Porta aberta para finanças descentralizadas: como a regulação cria um ambiente seguro para inovar
Notícias
A costura como lazer e bem-estar transforma a mente, reduz o estresse e fortalece a criatividade, afirma Cristiane Ruon dos Santos.
A costura como lazer e bem-estar: Veja como a sua prática transforma a mente e reduz o estresse
Notícias
Paulo Roberto Gomes Fernandes cumpre agenda de negócios em Portugal com foco em engenharia e expansão internacional, reforçando novas parcerias estratégicas.
Paulo Roberto Gomes Fernandes cumpre agenda de negócios em Portugal com foco em engenharia e expansão internacional
Notícias
Bem-estar mais alto na indústria enquanto serviços tecnologia e varejo enfrentam desgaste emocional intenso
Carreira
Uma nova fase para a indústria nacional em meio a transformações tecnológicas
Brasil
Contexto econômico atual indica tensão e oportunidade para a indústria nacional
Economia

Você também pode gostar:

Economia

Conecta Indústria 2025 prepara Sorocaba para se tornar centro de inovação no Brasil

5 Min Read
Economia

Indústria de Alimentos: Motor do Crescimento Econômico no Maranhão, Segundo Estudo da FIEMA

5 Min Read
Economia

Do arroz à indústria: grandes empresas param no RS em decorrência de enchentes

6 Min Read
Economia

Chamada Pública da Nova Indústria Brasil reforça compromisso com o futuro produtivo do Nordeste

5 Min Read
Diário da Indústria

Explore conosco as últimas notícias, análises profundas e insights sobre os setores que impulsionam o desenvolvimento econômico global. De tecnologia a manufatura, de sustentabilidade a inovação, estamos aqui para mantê-lo atualizado e inspirado pelo dinamismo do mundo industrial.

© 2024 Diário da Indústria– [email protected]

Acesse por categoria

  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: BC Deve Manter Juros em 10,5% ao Ano com Dólar em Alta
Share

Entre em contato

Estamos aqui para fornecer as informações mais atualizadas e relevantes sobre economia e indústria global. Se você tem sugestões, dúvidas ou deseja compartilhar uma história, não hesite em nos contatar. 

Para mais informações:

[email protected]

 tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?