Diário da Indústria
  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: Indústria Brasileira Cresce em Ritmo Duas Vezes Superior ao Mundial no 3º Trimestre, Mas Enfrenta Desafios com Alta da Selic e Políticas de Trump
Share
Diário da Indústria Diário da Indústria
Font ResizerAa
  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Diário da Indústria > Blog > Brasil > Indústria Brasileira Cresce em Ritmo Duas Vezes Superior ao Mundial no 3º Trimestre, Mas Enfrenta Desafios com Alta da Selic e Políticas de Trump
Brasil

Indústria Brasileira Cresce em Ritmo Duas Vezes Superior ao Mundial no 3º Trimestre, Mas Enfrenta Desafios com Alta da Selic e Políticas de Trump

Vyacheslav Gavrilov By Vyacheslav Gavrilov Janeiro 30, 2025 4 Min Read
SHARE

A indústria brasileira alcançou um marco significativo ao crescer em um ritmo duas vezes superior ao da média mundial no terceiro trimestre de 2024. De acordo com dados da Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial), essa expansão ocorreu em um período em que a taxa Selic ainda não havia iniciado seu ciclo de alta. Além disso, o cenário econômico era favorável, pois o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ainda não havia assumido o cargo, evitando as incertezas relacionadas a possíveis taxações.

Os dados do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) revelam que a produção industrial no Brasil foi impulsionada por um ciclo anterior de taxas de juros mais baixas e melhores condições de crédito. A indústria de transformação, em particular, conseguiu reverter uma queda de 1,0% no terceiro trimestre de 2023, registrando uma impressionante expansão de 4,6% no mesmo período de 2024, quando comparado ao ano anterior e ajustado para efeitos sazonais.

Enquanto isso, a produção manufatureira global apresentou um crescimento modesto de apenas 0,4% no terceiro trimestre de 2024, o que representa menos da metade do resultado do trimestre anterior. Em comparação com o mesmo período de 2023, o crescimento global foi de 2,3%. Esses números indicam que a indústria brasileira se destacou em um cenário global de desaceleração.

A análise dos dados também mostra que o setor industrial enfrentou uma perda de dinamismo em regiões como Europa, América do Norte e China. Na China, por exemplo, a produção industrial desacelerou de 1,5% para 1,1% na comparação entre trimestres, mantendo-se estável na comparação interanual. Essa desaceleração em grandes economias pode impactar a competitividade da indústria brasileira no mercado global.

No entanto, os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a produção da indústria nacional enfrentou uma retração de 0,6% entre outubro e novembro de 2024. Essa foi a segunda queda consecutiva, acumulando uma perda de 0,8% no período. Apesar disso, em relação a novembro de 2023, a indústria cresceu 1,7%, marcando o sexto mês seguido de expansão. No acumulado do ano, o setor apresenta um crescimento de 3,2%.

Apesar do desempenho positivo, a alta da taxa Selic e as incertezas geradas pelo governo Trump podem impactar a recuperação da indústria brasileira. Em dezembro, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu aumentar a Selic em 1 ponto percentual, elevando-a de 11,25% para 12,25% ao ano. A expectativa é que novas altas sejam implementadas, podendo levar a Selic a 14,25% em março, devido a pressões inflacionárias e ao impacto do dólar.

A valorização do dólar, que subiu 27% em 2024 em relação ao real, também representa um desafio para a indústria brasileira. Embora o dólar tenha apresentado uma leve queda recentemente, atingindo patamares inferiores a R$ 6, a política monetária do Banco Central pode dificultar a recuperação do setor industrial. O economista Rafael Cagnin, do Iedi, acredita que, embora a reversão seja improvável, a alta da Selic prejudicará o crescimento da indústria.

Por fim, o impacto das políticas do governo Trump pode afetar o diferencial de crescimento da indústria brasileira em relação à mundial. Embora o Brasil não seja um alvo prioritário para aumentos de tarifas sobre importações, a pressão sobre produtos chineses pode gerar uma concorrência maior no mercado interno. Isso pode resultar em desafios adicionais para a indústria brasileira, que já enfrenta um cenário complexo e dinâmico.

Previous Article Carlos Alberto Arges Junior Lavagem de dinheiro: entenda os aspectos legais e as penalidades
Next Article Empreendedorismo jovem: Histórias de sucesso para se inspirar
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O cuidado com cavalos crioulos movimenta o mercado pet equino, segundo Aldo Vendramin.
Mercado pet equino: como o cuidado com cavalos crioulos impulsiona novos negócios
Notícias
José Henrique Gomes Xavier defende modelos de gestão participativa como caminho para fortalecer a democracia e o envolvimento da sociedade.
Modelos de gestão pública participativa: fortalecendo a democracia e o engajamento social
Notícias
Sinal de alerta: emprego na indústria tem primeira queda após 18 meses de alta contínua
Carreira
Elas Faturam Bilhões: Conheça as Mulheres que Dominam a Indústria de Alimentos e Bebidas nos Estados Unidos
Brasil
Investimento federal na indústria nordestina vira prioridade estratégica no Brasil de 2025
Notícias
Produção da indústria de SP despenca em abril e acende alerta na economia nacional
Economia
O Paradoxo da Reputação Quando Tentar Agradar no Reclame Aqui Vira um Tiro no Pé
O Paradoxo da Reputação: Quando Tentar Agradar no Reclame Aqui Vira um Tiro no Pé
Notícias
Alexandre Victor De Carvalho
Depósito judicial de valores incontroversos: análise da decisão do desembargador 
Notícias

Você também pode gostar:

Brasil

Nova Indústria Brasil já liberou R$ 5,3 bilhões este ano para projetos industriais

7 Min Read
Brasil

Geração Z impulsiona novas tendências no mercado de trabalho dos Estados Unidos

5 Min Read
Brasil

Indústria nacional impulsiona empregos, inovação e crescimento econômico no Dia da Indústria

6 Min Read
Brasil

Produção industrial brasileira avança 0,9% em março, diz IBGE

3 Min Read
Diário da Indústria

Explore conosco as últimas notícias, análises profundas e insights sobre os setores que impulsionam o desenvolvimento econômico global. De tecnologia a manufatura, de sustentabilidade a inovação, estamos aqui para mantê-lo atualizado e inspirado pelo dinamismo do mundo industrial.

© 2024 Diário da Indústria– [email protected]

Acesse por categoria

  • Home
  • Brasil
  • Carreira
  • Economia
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: Indústria Brasileira Cresce em Ritmo Duas Vezes Superior ao Mundial no 3º Trimestre, Mas Enfrenta Desafios com Alta da Selic e Políticas de Trump
Share

Entre em contato

Estamos aqui para fornecer as informações mais atualizadas e relevantes sobre economia e indústria global. Se você tem sugestões, dúvidas ou deseja compartilhar uma história, não hesite em nos contatar. 

Para mais informações:

[email protected]

 tel.(11)91754-6532

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?