Para o empresário Marco Antonio Carbonari, grande investidor e apreciador de práticas contemporâneas no ambiente corporativo, os líderes, sejam eles mais despojados ou mais tradicionais, são pessoas super importantes na vida profissional de uma equipe, afinal, a gestão de grupos de trabalho é indispensável.
No entanto, como se sabe, eles também não são profissionais perfeitos. Pelo contrário, explica Marco Antonio Carbonari, às vezes cometem erros que devem ser evitados o máximo possível. Dessa forma, se você é líder e não sabe bem quais são os erros que cometeu ou atitudes que podem ser classificadas como equivocadas, não hesite em ler este artigo até o final.
Não delegar tarefas
Para o empresário Marco Antonio Carbonari, delegar tarefas é de suma importância se sua intenção é ser respeitado, assim como se você visa a produtividade. Quando isso não acontece, de modo que as pessoas abusem de seu poder, a relação da equipe pode enfrentar consideráveis atritos. Dessa forma, o empresário aconselha: tome as rédeas da sua liderança e tenha autoridade. Isso, em nenhum momento irá soar como arrogância, a menos que você o faça, é claro.
Não falhe na comunicação
Para Marco Antonio Carbonari, a falta de comunicação é realmente um problema que a grande maioria das pessoas possuem. No entanto, no que cerne a cargos de liderança, essa é uma habilidade indispensável, afinal, a clareza nas falas e conversas devem prevalecer sempre, a fim de que ninguém fique confuso ou apreensivo.
Não dar exemplo
Já na infância, grande parte daquilo que se aprende é adquirido através do exemplo. Apesar de, depois de adultos, as opiniões e conversas irem ficando mais independentes, o exemplo ainda é uma das maiores ferramentas para ensinar. Dessa forma, Marco Antonio Carbonari comenta que um líder nunca deve pedir a um colaborador algo que ele não faça, isso só evidenciará respeito acima de tudo.
Não ouvir a própria equipe
Por fim, mas não menos importante, não ouvir a própria equipe, segundo explica Marco Antonio Carbonari, também é uma grande falha de qualquer líder, afinal, trata-se de um grupo de colaboradores que devem se sentir parte efetiva da equipe como um todo. Dessa forma, o conselho é: seja firme, dê a palavra final, mas não ignore a opinião de ninguém. Isso pode fazer a diferença, de modo a estabelecer ou manter a união da equipe.