Através de uma boa comunicação vem a facilidade de estabelecer conexões com os funcionários e de alinhar os valores e a missão da empresa. Pensando nisso, o empresário Márcio Alaor de Araujo selecionou informações acerca da importância de uma comunicação empresarial assertiva por meio da escuta ativa.
Segundo especialistas, o profissional que se sente ouvido e acolhido pela organização da qual faz parte, garante um rendimento e participação quase 5 vezes maior. A melhor maneira de aprimorar o desempenho dos funcionários é fazer com que eles sejam ouvidos e sintam-se acolhidos.
Uma empresa que sabe investir na comunicação empresarial, garante funcionários que sabem resolver conflitos da maneira adequada, comenta Márcio Alaor de Araujo. Além disso, um canal de comunicação sempre aberto vai impactar positivamente na atmosfera do ambiente. A boa comunicação vai refletir no humor e nos sentimentos.
Comunicação é fundamental, mas o que é escuta ativa?
Trata-se de uma técnica comunicativa que parte da premissa de escutar de maneira atenta e plena o que a outra pessoa tem a dizer, mostrando que se importa e propondo soluções, não apenas ouvir passivamente. Desse modo, você valoriza a opinião do outro e o encoraja a se expressar.
Márcio Alaor de Araujo explica que algumas das características de pessoas que possuem escuta ativa são a capacidade de compreender pontos de vista, de oferecer bons feedbacks, manter foco durante as conversas e não julgar uma fala. Todas as características que descrevem um bom profissional.
A escuta ativa é com certeza um dos benefícios mais perceptíveis da comunicação empresarial, afirma Márcio Alaor de Araujo. Quando a empresa promove a transparência entre todos os colaboradores, é natural que os funcionários se sintam mais engajados e consequentemente os resultados da empresa melhoram.